segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Usina Solar em Espanha

Colegas,

Foi inaugurada, no sul de Espanha, uma usina movida inteiramente a energia solar.É um projecto gigante, que gera tanto electricidade, quanto resultados positivos para o meio ambiente.

No meio do terreno árido da região, a usina se destaca pela magnitude e imponência. Do chão brotam os raios que convergem no topo da torre de 160 metros, mais alta que um prédio de 50 andares. É radiação solar em estado puro, concentrada em um único ponto. Calor natural que aquece a água que corre para dentro da torre até virar vapor a 400ºC, para mover as turbinas que produzem energia eléctrica sem poluir o meio ambiente.

Novecentos espelhos gigantes se movem lentamente como girassóis. Nem dá para perceber a mudança de posição, mas eles estão sempre alinhados com o Sol para reflectir o máximo de luz, directo para a torre de captação. É a maior usina solar com produção de energia em escala comercial do mundo. Daqui sai electricidade para abastecer 180 mil casas, uma cidade do tamanho de Sevilha, que fica a 30km.

A construção ocupa uma área do tamanho de 60 campos de futebol. Cada cêntimo saiu da iniciativa privada, um consórcio de empresas espanholas que planeja recuperar o investimento em apenas dois anos.

"Trocamos o gás, o carvão e o petróleo pelo Sol, que brilha 240 dias por ano na região sul da Espanha. E é de graça", diz o engenheiro responsável pela produção de energia.

A segunda usina, ainda maior, já está em construção. Outras sete completarão o projecto da plataforma solar de Sevilha até 2014. O plano é fornecer electricidade para todo o sul da Espanha. E o melhor de tudo: evitar que sejam despejadas 600 mil toneladas de dióxido de carbono por ano na atmosfera.

"É um tecnologia que pode servir a sociedade, em qualquer parte do planeta", diz o engenheiro. Trata-se da fonte de energia mais antiga do mundo, mas ainda considerada por muita gente um negócio do futuro. Não na Espanha, onde já é, claramente, um sucesso. (Globo On-line)

"Se a galáxia é energia pura em suas multidimensões e o equilíbrio atómico a grande verdade da vida, então que eu possa me sentir plenamente como uma partícula desta boa energia transformadora do meio. Viva a energia transformadora! Viva a boa energia, a energia do bem!"

Daniel Turi
Instituto iBiosfera - Conservação & Desenvolvimento Sustentável
www.ibiosfera.org.br
www.spaces.msn.com/ibiosfera


Fonte: www.ibiosfera.org.br">www.ibiosfera.org.br
Fonte: Instituto iBiosfera
Contacto (
cydagama@terra.com.br)

Nenhum comentário: