segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Últimas notícias de Bali

Caros Colegas,

Partilho convosco este apanhado de notícias sobre a conferência que terminou ontem em Bali, Indonésia, sobre Mudanças Climáticas.

1) Al Gore "sacode" as negociações do clima em Bali

“Restava ainda uma hora e meia para o discurso mais esperado do evento e o salão já estava lotado a espera das palavras do actual prémio Nobel da Paz, o ex-vice presidente norte-americano, Al Gore. Com o seu filme vencedor do último Óscar de melhor documentário, "Uma Verdade Inconveniente", Gore tornou-se a maior "celebridade" mundial quando o assunto trata-se de aquecimento global.

De fato, Al Gore foi a personalidade mais carismática desta conferência em Bali. E também a que deixou as mensagens mais enfáticas sobre a necessidade de se avançar nas negociações políticas para diminuir as emissões dos gases do efeito estufa. "Temos que agir urgentemente. O planeta Terra está com febre e essa febre está aumentando", ressaltou.

Gore disse também que a "verdade inconveniente" é que o seu país, os Estados Unidos, são grandes responsáveis pela actual situação de mudanças climáticas, arrancando muitos aplausos do público. Fazendo uma relação com a Austrália, que ratificou o Protocolo de Kyoto na semana passada em Bali logo após eleição do seu novo primeiro ministro, Al Gore mostrou-se optimista com a perspectiva da eleição dos Estados Unidos em 2008 trazer novos caminhos para a política norte-americana de mudanças climáticas. Além disso, ele citou esforços individuais que estão sendo tomados por estados do país, como a Califórnia, para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Aplaudido no meio de seu discurso diversas vezes, Gore conseguiu entusiasmar a plateia após um dia de árduas negociações em Bali. A necessidade de se criar um novo compromisso para substituir o Protocolo de Kyoto, que se encerra em 2012, vem sendo a principal causa para a lentidão com que se avançam as negociações. Esse novo mecanismo que talvez venha a ser definido como "Protocolo de Copenhaga" visa estipular metas de redução das emissões para as nações industrializadas entre 25% e 40% abaixo dos níveis de 1990, até 2020, conforme recomendação dos cientistas do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas). As decisões finais para esse período após 2012 serão tomadas até 2009, na conferência do Clima que ocorrerá na Dinamarca.

Gore finalizou sua fala pedindo mais vontade política e lançando o desafio de que os países industrializados revejam suas metas de redução de emissões em 2010 e não em 2012, como estipulado pelo Protocolo de Kyoto. "Cientistas alertam que talvez tenhamos menos de 10 anos para tomar uma atitude. Precisamos ter esse sentido de urgência nas negociações em Bali", concluiu Gore.”

*Especial para Revista do Meio Ambiente
Juliana Radler
Sumaúma Documentários Socioculturais e Ambientais
(21) 2210-2192 / (21) 8806-5808
Skype: juliana2817
MSN: julianaradler@hotmail.com
Fonte: Juliana Radler

2) Não há mais tempo a perder sobre mudança climática

“O Secretário-Geral da ONU diz em Bali que mundo sofrerá com fome, secas e aumento do nível do mar, se nada for feito.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou, em Bali, na Indonésia, que o mundo precisa agir rapidamente contra o aquecimento global.

Ban disse que não há mais tempo a perder, e que a liderança política deve encontrar respostas. Segundo ele, a ciência já provou claramente que o efeito estufa é uma ameaça a toda a humanidade.

O Secretário-Geral da ONU chegou a Bali, na Indonésia, para presidir as discussões de um segmento de alto nível da Conferência sobre Mudança Climática.

O encontro deve estabelecer as bases de um novo acordo para substituir o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.

O tratado prevê a redução nas emissões de dióxido de carbono, o principal causador do aquecimento global.

Emissões de gases

As Nações Unidas sugeriram aos países industrializados uma redução entre 25 a 40%, até 2020.

Segundo a ONU, os cortes deverão atingir 50% até 2050.

Um estudo do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, Ipcc, afirma que se todos os governos contribuírem com 0,1% de seu Produto Interno Bruto, PIB, será possível parar o efeito estufa nos próximos 30 anos.

O encontro de Bali reuniu mais de 15 mil representantes de governos, da sociedade civil e de agências da ONU.”

Fonte: Rádio ONU.
Fonte: Rádio ONU
Contacto (xxx@rebia.org.br)

3) Fundo de adaptação às alterações climáticas lançado em Bali

"Um fundo para ajudar os países mais pobres a adaptarem-se aos efeitos do aquecimento global vai estar operacional a partir do início de 2008. Cerca de 190 países reunidos em Bali, na conferência da ONU sobre alterações climáticas, chegaram a acordo sobre a forma de funcionamento desse fundo de adaptação, que já havia sido formalmente criado, mas ainda não tinha saído do papel.

O dinheiro ficará a cargo do Banco Mundial e será gerido pelo Fundo Mundial para o Ambiente (GEF, na sigla em inglês)."

Tipo de Fonte: Jornal on-line
+ Info: Público
www.ambientesaude.pt

Nenhum comentário: