quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

2007: ano recorde para o clima

Colegas,

Partilho convosco novidades da conferência, que começou em Bali, no dia 3 de Dezembro, sobre Mudanças Climáticas.

“Bali, Indonésia – Degelo recorde no Árctico e enchentes em níveis inéditos são alguns dos eventos climáticos extremos registrados este ano. É o que afirma o relatório “Mudanças Climáticas: Batendo Recordes em 2007”, lançado em Bali no primeiro dia da Convenção-Quadro de Mudanças Climáticas da ONU (UNFCCC, na sigla em inglês).

“Extremos climáticos como estes mostram a urgência de tomarmos uma atitude imediata sobre as mudanças climáticas”, afirma Hans Verolme, Director do Programa Global de Mudanças Climáticas da Rede WWF. “Manter a temperatura média do planeta abaixo dos 2ºC é essencial para prevenir eventos climáticos extremos como os ocorridos em 2007.”

A capital da Indonésia, Jacarta, foi atingida por uma chuva torrencial em Fevereiro deste ano, o que acarretou na pior enchente de sua história. A inundação deslocou mais de 400.000 habitantes, causou graves problemas de saúde pública e custou ao país cerca de US$450 milhões.

A Amazónia também sofreu com a seca este ano juntamente com áreas na Austrália, África e China. Incêndios florestais em proporções nunca antes vistas ocorreram na Europa e nos Estados Unidos.

O dia 16 de Setembro marcou a menor área de gelo no Árctico, batendo o recorde anterior de 2005. A área derretida corresponde ao tamanho do estado do Amazonas.

“Os países precisam estabelecer em Bali uma agenda consistente e clara de negociações para os próximos dois anos. Em 2009, temos de ter todos os instrumentos necessários para decidir sobre o próximo período de compromisso do Protocolo de Quioto”, afirma Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil. “Para que a humanidade não sofra ainda mais com as consequências das mudanças climáticas, neste próximo acordo, os países industrializados devem se comprometer a reduzir suas emissões em pelo menos 30% até 2020 e países em desenvolvimento com economias emergentes, como o Brasil, devem assumir compromissos não obrigatórios”, explica.
O Brasil tem um importante papel no cenário global, pois é o quarto maior emissor de gases do efeito estufa do planeta e 75% dessas emissões vêm das queimadas e do desmatamento. No ano passado, o Brasil apresentou uma proposta para reduções compensadas do desmatamento que pode ser considerada como um avanço na posição nacional sobre como lidar com florestas e clima. “Entretanto, não adianta defender compromissos não-obrigatórios internacionais e não assumir metas internas claras de redução do desmatamento”, critica Karen Suassuna analista em Mudanças Climáticas do WWF-Brasil.”

Para mais informações:
Mariana Ramos (em Bali) - http://marianaramos@wwf.org.br - +62 813 1860 2114
Ana Cláudia Costa (no Brasil) - http://anaclaudia@wwf.org.br - (61) 3364 7447 Fonte: WWF BrasilFonte: WWF Brasil Contacto (http://xxx@rebia.org.br)

Nenhum comentário: