segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Impacto dos Conflitos Armados no Meio Ambiente

Estimados colegas,

Aqui vai uma notícia, que mereceu a minha atenção pelo facto de ter nascido num país, que viveu, por mais de 30 anos, amarrado a uma guerra civil e por ter presenciado as consequências que a mesma traz para o meio ambiente.

Espero que a mesma seja do interesse de todos.

"A propósito da celebração do Dia na guerra e conflitos armados, no dia 6 de Novembro de cada ano (resolução 56/4 da ONU) a UNESCO está divulgando alguns factos e dados sobre a influência destes acontecimentos nas condições ambientais dos países envolvidos.

A Assembleia da ONU adoptou esta data considerando que os danos causados ao meio ambiente em tempos de conflito armado seguem afectando os ecossistemas e os recursos naturais muito depois de terminado o conflito, estendendo-se para além dos limites dos territórios nacionais e de uma geração.

Segundo dados do 2° Informe Mundial sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (WWDR2), estima-se que há mais de 17 milhões de refugiados e pessoas vivendo fora de seus territórios de origem devido às guerras, perseguições e outras causas. Estas pessoas exercem um tremendo impacto sobre os recursos hídricos na área para onde se trasladaram.

A Unidade de Avaliação Pós-conflito do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) demonstrou que cessados os conflitos quase sempre continuam as crises no meio ambiente: resíduos químicos nas nascentes de água, danos nos sistemas de irrigação, desflorestamento, a destruição de infra-estruturas e derrocada de estruturas dos governos locais e nacionais.

A reconstrução de economias, vidas lesionadas, colapso de infra-estruturas incluindo sistemas de água e energia, a reconstrução e restauração dos sistemas de irrigação atingidos, a remoção de minas terrestres após as situações de conflito abarcam 27% da totalidade da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA).

A Convenção sobre a Proibição do Uso Militar ou qualquer outro Uso Hostil de Técnicas de Modificação do Meio Ambiente (ENMOD Convention) pretende proibir as acções que impliquem modificação do clima atmosférico e a ocorrência de inundações prejudiciais.

Em 2001 cerca de12 milhões de refugiados e 5 milhões de ‘deslocados internos’ foram obrigados a alojarem-se em áreas de escassos recursos, exercendo mais pressão sobre a população, a água e o meio ambiente.

Os conflitos recentes no Kosovo, Afeganistão e Iraque causaram a destruição de infra-estruturas hídrica fundamentais para a economia, e muita gente está impedida de ter acesso à água potável e aos serviços básicos de saneamento, assim como ao acesso a suficiente água para fins produtivos."

Mais informações sobre este tema em: www.un.org:80

Fonte: Água Online
Contacto (xxx@rebia.org.br)

Atenciosamente,

Marlene Paiva

Nenhum comentário: