terça-feira, 13 de novembro de 2007

Biodiversidade

Caros colegas

Partilho com voces a noticia sobre a defesa da biodiversidade efectuada hoje pelo Ministro do Ambiente e que foi objecto de animada discussao na sic noticias.

"O ministro do Ambiente lembrou hoje a centenas de empresários portugueses e europeus na conferência Business and Biodiversity, na Gulbenkian, que a actividade do homem causou nos últimos cem anos 50 vezes mais extinções do que as que seriam provocadas apenas por razões naturais.
"O reconhecimento do valor económico da biodiversidade e a introdução de uma lógica económica nas políticas de conservação da natureza são peças chave na luta contra o declínio da biodiversidade, podendo estabelecer-se um paralelismo com o que se verifica nas políticas de combate às alterações climáticas", declarou Nunes Correia. Em declarações aos jornalistas no final da sessão de abertura da conferência, o ministro lembrou que o objectivo desta reunião é convencer as empresas a aderirem a um sistema voluntário em que cumpram determinados critérios que possam contribuir para melhorar a biodiversidade. "Basta alterar pequenas práticas para haver grandes ganhos de biodiversidade", considerou. "Sem sacrificarem a sua competitividade, muitas empresas conseguem ter impacto positivo na qualidade de vida das comunidades afectadas pelas suas actividades através de medidas voluntárias. E recebem reconhecimento dos seus clientes e parceiros e mais-valias competitivas pela melhoria do seu desempenho social e ambiental", precisou Nunes Correia. O ministro sublinhou que esta iniciativa não tem como objectivo desenvolver legislação ou regulamentação, mas sim promover acordos voluntários e mostrar à comunidade empresarial que pequenas alterações na gestão significam muito em termos de biodiversidade. Num apelo directo a todos os investidores presentes na conferência, o director-geral do Ambiente da Comissão Europeia, Peter Carl, avisou que a perda de biodiversidade continua a agravar-se no mundo."Há uma perda acelerada da biodiversidade. Talvez tenha abrandado na Europa, mas não noutras zonas", afirmou, exemplificando que nos Estados Unidos as abelhas têm vindo a desaparecer, sem que se conheçam as causas exactas. Paul Carl lamentou que a biodiversidade continue a ser "bem vista do ponto de vista ético, mas como não tendo qualquer interesse do ponto de vista económico"

Nenhum comentário: