segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Hotel da Madeira primeiro do país a receber "Rótulo Ecológico Europeu".

Estimados colegas,

Já muito se tem falado da actual e crescente preocupação que todos os entes, particulares ou colectivos, da sociedade devem ter em prol de um ambiente sadio e ecologicamente equilibrado, e muitos têm sido os esforços de sensibilização e reeducação para os problemas ambientais.

Por isso, nunca é de mais louvar e engrandecer aqueles que, com grande empenho e dedicação, abraçaram esta nobre causa que é tentar minimizar os estragos que foram cometidos, de forma grosseira e negligente, ao longo destes anos contra o ambiente.

Um exemplo louvável foi a atribuição a um Hotel, na Madeira, do prémio “ Rótulo Ecológico Europeu”.

O Rótulo Ecológico consiste numa modalidade de prestação de informações e de orientações aos consumidores, de forma a " promover produtos susceptíveis de contribuir para a redução de impactos ambientais negativos, por comparação com outros produtos do mesmo grupo, contribuindo deste modo para a utilização eficiente dos recursos e para um elevado nível de protecção do ambiente" (artigo 1º, nº 1, do Regulamento nº1980/2000, de 17/07/2000). Vide Vasco Pereira da Silva, "Verde cor de Direito, Lições de Direito do Ambiente", (Reimpressão), Livraria Almedina – Coimbra, 2003, páginas 173 e segts.

Esperamos que este exemplo sirva de modelo e inspiração para os demais e que muitos outros prémios possam ser atribuídos.

Assim sendo, partilho convosco esta notícia publicada pela Agência Lusa, no passado dia 2/11/2007.

Ausência de ar condicionado, descargas de autoclismo limitadas a seis litros e tratamento de águas residuais com aproveitamento para rega fizeram do Hotel Jardim do Atlântico, na Madeira, o primeiro do país a receber o "Rótulo Ecológico Europeu".

Este certificado ambiental, atribuído a produtos que cumpram rigorosos critérios de impacto ambiental, foi tema de debate numa reunião técnica no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia (UE).

Criado em 1992, o sistema "Eco Label" ou "Rótulo Ecológico Europeu" permite aos consumidores europeus, Administração Pública e particulares, identificarem
facilmente os produtos ecológicos oficialmente aprovados em toda a UE.

A sua atribuição baseia-se em estudos de impacto ambiental dos produtos em cada uma das fases do ciclo de vida, começando pela extracção da matéria-prima, passando pela produção, distribuição embalagem e finalmente, ao uso do produto pelo consumidor final.

Desde 2004 que o Hotel Jardim do Atlântico, na Calheta, ostenta o logótipo do "Eco Label", tendo-se tornado assim o primeiro da Península Ibérica, contou à Lusa o seu gestor de Ambiente, José Manuel Teixeira. Ainda hoje, o hotel é o único com "Eco Label" na Madeira e um dos dois existentes em Portugal, a par da Casa Melo Alvim, em Viana do Castelo.

Por isso, as descargas de autoclismo nunca são superiores a seis litros de água e o hotel tem uma Estação de Tratamento de Águas Residuais própria que trata todos os efluentes líquidos, transformando-os e reaproveitando-os como água de rega nos 25 mil metros quadrados de jardins do hotel.

"Apresenta ainda redutores de fluxo de água em todas as suas torneiras para que a água escorrida nunca ultrapasse os 12 litros por minuto", acrescentou José Manuel Teixeira.

Ao nível da energia, emprega lâmpadas de eficiência energética da classe A (a lâmpada que gasta menos energia no mercado), a roupa de cama e as toalhas são mudadas uma vez por semana, não utiliza ar condicionado e o gasto de energia é gerido consoante as horas do dia.

O hotel segue ainda uma política de redução de resíduos sólidos, comprando bens em grande volume, não usa embalagens individuais nos produtos de quarto, mas doseadores colectivos de maior volume. Em 51 por cento do hotel não é permitido fumar e no restaurante é expressamente proibido usar telemóvel.

Para além das piscinas – uma interior de água aquecida e outra externa à temperatura ambiente que são tratadas com produtos criados a partir da água do mar – o hotel oferece um jardim com cerca de 400 plantas autóctones da Região.

Neste jardim está também construído um percurso de 800 metros com 17 elementos de piso diferentes de material oriundo da Madeira que serve como um serviço de reflexologia aos pés aos clientes do hotel por serem percorridos descalços.

“No terraço do hotel é permitida a prática do naturismo, em harmonia com a envolvência do ambiente rural onde o hotel se localiza”, explicou José Manuel Teixeira.

Além do "Rótulo Ecológico Europeu", o Hotel Jardim Atlântico tem várias certificações internacionais ao nível das boas práticas ecológicas e gestão ambiental.

Em 2002, recebeu o ISO 14001, tendo sido a segunda unidade no País e a primeira na Madeira a receber esta certificação ao nível da gestão ambiental. Em 2003, foi distinguido com o certificado "Eco-Hotel" e em 2004 com o de "Rótulo Ecológico Europeu".

Em Setembro deste ano recebeu a certificação do LiderA (Sistema Português de Avaliação da Sustentabilidade), tendo sido, entre os cinco que foram distinguidos, o que mais pontuação recebeu. Em curso está a certificação no EMAS, do Instituto do Ambiente de Portugal.

Pelas boas práticas ambientais, este hotel tem figurado desde 1997 nos primeiros dez classificados do "Umweltchampion" do operador alemão TUI, sendo o único hotel português a fazer parte dessa classificação.

O hotel participa ainda em várias iniciativas no âmbito do Rótulo Ecológico Europeu como sejam actividades dirigidas às crianças, jovens e população local com o intuito de as estimular para as boas práticas ambientais.

Com os melhores cumprimentos,

Marlene Paiva

Fonte: Site http://www.ambienteonline.pt/

Nenhum comentário: