Caros colegas,
Partilho convosco esta notícia, que é sem sombra de dúvidas louvável!!
A Bayer e a ONU/PNUMA apresentam os Jovens Embaixadores Ambientais 2007 do Brasil
A Bayer e a PNUMA premiam os quatro universitários brasileiros selecionados como Jovens Embaixadores Ambientais – Edição 2007 em evento em São Paulo no dia 23 de outubro; A Parceria foi renovada por mais três anos.
Selecionados por um júri independente composto por 11 jornalistas especializados, lideranças de ONGs, especialistas em gestão ambiental, pesquisadores e dirigentes acadêmicos, os quatro jovens escolhidos participarão de um Encontro Internacional de Jovens Embaixadores Ambientais, que será realizado na Alemanha, entre 17 e 26 de novembro, na quinta edição de um dos mais importantes programas globais de protagonismo juvenil pela sustentabilidade.
O presidente da Bayer S.A. e porta-voz do Grupo Bayer no Brasil, Dr. Horstfried Laepple, declarou: “É a partir de propostas como estas que podemos construir um futuro melhor para as próximas gerações. Eu realmente espero que o nosso incentivo seja um factor motivacional para que estes jovens sigam em frente e continuem persistindo pela preservação do meio ambiente”.
Entre os 32 projetos inscritos (um crescimento de 20% em relação à Edição 2006), vindos de nove estados brasileiros, a Comissão Julgadora escolheu quatro que abordam temas actuais e de interesse coletivo como Energia, Reciclagem de materiais, Saúde e Transportes. Os selecionados, por ordem alfabética, foram os seguintes:
· Camila Rodini Luiz Kammerer, da USP - Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto/SP, com o projecto “Biodiesel em casa e nas escolas”.
· Hyrla Marianna Oliveira, da UnB - Universidade de Brasilia, Brasília/DF, com o estudo “Design de mobiliário escolar com madeira plástica como solução sustentável”.
· Michelle Caroline de Oliveira, do UnicenP - Centro Universitário Positivo, Curitiba/PR, com o projecto “Uso racional e coleta orientada de medicamentos”.
· Moisés Ribeiro Abdou, da USP - Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, com o projecto “Pavimento ecológico: uma opção para pavimentação de vias das grandes cidades”.
Comissão Julgadora
A comissão julgadora de 2007 foi composta por:
Adalberto Wodianer Marcondes, director da Agência Envolverde e Prêmio Instituto Ethos 2006;
Ana Cristina Barros, bióloga e representante da The Nature Conservancy (TNC) no Brasil;
Carla Rombaldo, jovem embaixadora ambiental premiada na Edição 2005;
Eckart-Michael Pohl, gerente de Comunicação Empresarial da Bayer no Brasil;
Ênio Viterbo, director de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (HSEQ) da Bayer Brasil e professor de Gestão Ambiental;
Josimar de Almeida, pesquisador do CNPq e professor da UFRJ e FGV-RJ;
Julio Tocalino Neto, director da Revista Meio Ambiente Industrial e realizador da FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial;
Lúcia Chayb, directora da revista Eco 21, do Rio de Janeiro;
Oswaldo Massambani, director da Agência de Inovação da Universidade de São Paulo;
Silvestre Gorgulho, director da Folha do Meio Ambiente e Secretário da Cultura do Distrito Federal;
Yana Dumaresq, técnica do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)
Oswaldo Massambani, professor Titular do IAG-USP e diretor da Agência USP de Inovação, pela primeira vez na Comissão Julgadora, registrou seu entusiasmo com os projetos: “Pude apreciar trabalhos importantes e relevantes de jovens protagonistas e activos empreendedores ambientais, que com determinação e competência se apresentaram com suas contribuições intelectuais em prol da sustentabilidade socioambiental de nosso Planeta”.
Silvestre Gorgulho, diretor do jornal Folha do Meio Ambiente e secretário de Cultura do Distrito Federal, enumera três motivos pelos quais apóia o Programa: “Primeiro, porque tenho especial apreço pelos jovens que lutam pelos seus sonhos através da busca do conhecimento. Segundo, porque o protagonismo juvenil precisa ser embalado pela experiência dos adultos - os jovens necessitam, na sua trajetória educacional e profissional, de referências e de apoio. Terceiro, minha admiração pelo programa é crescente ao testemunhar a iniciativa de responsabilidade social de uma empresa que faz uma ação de parceria com tantos jovens sonhadores como parte de seu negócio.”
Sobre o Programa
O Programa Jovens Embaixadores Ambientais vem sendo realizado pela Bayer desde 1996 e a partir de 2003 tornou-se uma parceria global com o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. “O programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais tem se mostrado de grande importância para a inserção dos jovens como importantes actores dos processos ambientais internacionais. A Bayer foi a primeira empresa global a engajar-se na implementação da Estratégia de Juventude e Ambiente do PNUMA”, disse Cristina Monte negro, diretora do PNUMA no Brasil. Para saber mais visite o site http://www.byee.com.br
O objetivo do programa é identificar e incentivar lideranças jovens (18 a 25 anos) nas áreas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, promover o intercâmbio e a troca de experiências em termos globais, e com isso promover a paz entre as nações a partir do respeito à diversidade cultural e do reconhecimento de objetivos comuns sobre questões ambientais. Desde 1996 já foram premiados mais de 400 jovens de 22 países da Ásia, América Latina, África e Europa – 16 deles do Brasil.
Realizado no Brasil desde 2004, o Programa conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente do Brasil e a auditoria externa independente de procedimentos da PricewaterhouseCoopers. Os quatro Jovens Embaixadores Ambientais de 2007 embarcarão dia 17 de novembro para a Alemanha, onde cumprirão extenso programa técnico e cultural, com visitas a universidades, centros de pesquisa, órgãos ambientais alemães e intercâmbio técnico em Leverkusen, sede mundial da Bayer, e Berlim.
Sobre a Bayer
O Grupo Bayer pratica os princípios da Responsabilidade Social e Ambiental e todo o mundo e é reconhecida como uma empresa líder mundial. Recebeu o Prêmio Low Carbon Leaders e foi incluído no Índice de Liderança Climática e já ultrapassou as metas especificadas pelo Protocolo de Kyoto. Suas acções foram selecionadas para estar no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones e no Índice de Sustentabilidade STOXX Dow Jones Europeu desde que foram criados em 1999 e 2001, respectivamente. A Bayer também foi co-fundadora da iniciativa Global Compact, da ONU, contra a corrupção, e na área da saúde colabora com a Organização Mundial da Saúde e com um projecto internacional de combate à tuberculose.
No Brasil a empresa tem várias iniciativas de RSE, como o Biodiversidade, mantido pela Bayer CropScience, e o Escola Verde, de educação ambiental, considerados Benchmarking Ambiental em 2007; o Programa Cão-Guia, para portadores de deficiência visual, único na América Latina; apóia a AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente doando mensalmente produtos para a construção de próteses, e há 10 anos e realiza o Programa “Bayer vai à Comunidade”, que inclui uma Escola de Futebol, que envolve mais de 150 alunos em Belford Roxo-RJ, um programa de Reforço Alimentar, que beneficia 2.400 crianças todos os dias e o Programa Voluntariado, através do qual os funcionários praticam sua cidadania ajudando várias entidades.
Mais informações:
Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais
Secretaria Executiva
Contato: Rogério Ruschel – Tel. 0XX11 – 4702-9006
http://byee.bayer.bb@bayer.com.br Fonte: Redação do Portal do Meio Ambiente
Contato http://xxx@rebia.org.br
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Concordo com o título, iniciativas louváveis e estou muito contente em ser uma Jovem Embaixadora Ambiental!
Esse prêmio é uma motivação e um orgulho!
Hyrla
Postar um comentário