Gostaria de divulgar a divertida forma como o Banco Espírito Santo, ciente da preocupação ambiental e da urgente necessidade de preservação da biodiversidade, publicita o seu "Prémio BES-Biodiversidade".
A este prémio podem concorrer aqueles que realizem trabalhos no âmbito da investigação, conservação e gestão da biodiversidade e tem um júri composto por várias personalidades ambientais, como seja o nosso já falado Sr. Dr. Viriato Soromenho-Marques.
Para divulgar o seu prémio, o BES criou uma forma divertida de caracterizar a preocupação ambiental que o Mundo e o Homem hoje vivem, ou são obrigados a viver.
Sugere então a evolução do Homem, na qual a espécie Homo sapiens evoluirá para a "Homo ambientalis".
"O Homo ambientalis é uma espécie
de mamífero descoberta em Portugal.
Morfologicamente idêntico aos resantes
membros da espécie Homo Sapiens, da
qual evoluiu, distingue-se pela sua
superiorconsciência ambiental.
Alimenta-se fundamentalmente de
informação que captura em rios,
oceanos, florestas e outros habitats
naturais. Apesar de serem
comparativamente menos que os
Homo sapiens podem ser vistos
um pouco por todo o mundo"
Esta forma divertida e despreocupada de representar a evolução da consciência ambiental, que tem-se desenvolvido um pouco por todo o Mundo, não deixa por isso de corresponder à verdade.
O Homo sapiens, que para sobreviver, começou por aproveitar todos os recursos ambientais que tinha ao seu dispor na natureza, evoluiu para o Homo sapiens sapiens, espécie à qual pertencemos, e que quase esgota os ditos recursos que a natureza nos tem oferecido, podendo assim dizer-se que a evolução caminha agora para uma nova espécie, o "Homo ambientalis", que se preocupa, também por razões de sobrevivência, em conservar esses recursos que se vão esgotando.
Hugo Santos Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário